Nacional

Júlio Isidro tentou bater recorde com 38 anos ao encher um Mini com 27 pessoas

18 Novembro, 2019

Nos anos 1980, o passatempo Quantos Cabem num Mini? teve uma dimensão estratosférica. Quase quatro décadas depois, Júlio Isidro voltou a essa iniciativa.

Quinze de março de 1981. O «pátio da própria televisão», a RTP, a única que então existia, servia novamente de cenário para mais uma edição do passatempo Quantos cabem num Mini?. A rubrica estava inserida no mítico programa O Passeio dos Alegres, e batia, naquele dia, um recorde: para espanto de todos, 27 pessoas, devidamente encaixadas, couberam naquele veículo e nele estiveram fechados durante dez segundos.

A apresentar estava Júlio Isidro. Figura histórica do operador público de media, o comunicador não mais se esqueceu daquele número… nem do impacto que aquela iniciativa veio a ter depois daquele recorde. «Foi uma coisa inventada por mim que teve, realmente, sucesso nacional e internacional. Todos os jornais publicaram notícias. Também nas televisões, pelo menos da Europa e algumas do mundo inteiro – como o Japão, por exemplo – passaram aquelas imagens», recorda o apresentador à TV 7 Dias. Até na Eurovisão a iniciativa ganhou tempo de antena.

Trinta e oito anos depois, o passatempo voltou a ganhar cor. Desta vez, foram os Jardins do Casino Estoril a servir de palco para uma edição isolada de Quantos cabem num Mini?. Júlio Isidro, claro, não podia ter faltado.

Eram cerca das 14 horas do dia 13 de outubro quando, numa iniciativa inserida no Concurso de Elegância do ACP, a propósito dos 60 anos da Mini, um grupo de pessoas tentou bater o recorde alcançado em 1981. Não conseguiu. «Desta vez, foram ‘só’ 19 pessoas. Os outros devem ter treinado imenso. Aquilo estava tudo planificado. Eles sabiam onde deviam encaixar-se dentro do carro», afiança Júlio Isidro.

Veja as imagens de 1981 na galeria acima e as atuais aqui.

Texto: Dúlio Silva; Fotos: RTP e Arquivo Impala

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0