Esta noite em A Herança, SIC, Sofia vai até à herdade e confronta a irmã quanto ao boicote dos fornecedores. Pilar faz-se de desentendida, mas a dona da fábrica sabe perfeitamente que ela está a mentir e diz que não aceita pagar o dobro. Sai furiosa. Brígida chega e, ao ouvir a conversa, diz à filha que não percebe porque é que anda a dificultar a vida a Sofia. Pilar argumenta que está a zelar pelos interesses da família.
Leia ainda: A Herança: Vicente faz declaração de amor a Sofia
Beatriz cruza-se com Gonçalo no restaurante da residencial e convida-o para jantarem juntos. Ele decide ficar e liga ao pai para o avisar. A jovem aproxima-se de uma mesa e Heitor ocupa a cadeira, mas ela diz-lhe que vai ter de sair. O criminoso diz que só quer saber das novidades e Beatriz responde-lhe que está a fazer progressos. Gonçalo interrompe, pensando que Heitor está a incomodar a amiga e ele afasta-se, desejando-lhes um bom jantar.
Teresinha ensaia o seu depoimento nas cavalariças, mas esconde-se ao ver Pipa a entrar. A afilhada de Sofia segue-lhe os movimentos e, ao ver o que a menina está a fazer, intervém imediatamente. Pipa assusta-se e esconde as mãos nos bolsos. Ficam ambas chocadas.
Augusto está a sentar-se à mesa, quando Amélia bate à porta e aparece com jantar para os dois. O pai de Gonçalo mente em como anda a tomar a medicação, mas responde rudemente. A amiga comenta que ele bem podia ser tão querido para ela como é para Gertrudes, mas Augusto não percebe bem o comentário e começam a comer. Sofia não sabe o que vestir para o julgamento. Teresinha diz-lhe que também está muito nervosa por ter de falar com o juiz, mas acredita que tudo vai correr bem.
Brígida sente-se enganada e precisa de falar com a filha. Pilar diz que quer rentabilizar a única herança que o pai lhes deixou, mas a mãe repreende-a em como não precisam de mais dinheiro. Diz à filha que já percebeu que as pazes com Sofia são um falso teatro, e acrescenta que como cabeça de casal da herança, a decisão é dela – pode avisar Sofia que os preços do eucaliptal se vão manter. Pilar fica furiosa.
Gonçalo e Beatriz terminam de jantar e conversam animados. Ela comenta que já tinha saudades de estar com ele, mas que sabe perfeitamente que são somente amigos. Gonçalo observa-a, contemplativo. Pilar entra no quarto irritadíssima e desabafa com Simão sobre a decisão da mãe. Pipa interrompe o momento para agradecer ao tio por ter estado presente na escola e comenta que a única pessoa que ficou envergonhada foi Olívia, devido a Susana. Pilar encara o marido, que engole em seco, mas garante que nem se cruzou com ela. Pilar deita-se, chateada e cheia de ciúmes.
Vicente presta o seu depoimento em tribunal
Sofia vai até à fábrica entregar uns documentos e encontra Vicente. Ele espera que tudo corra bem no tribunal e Sofia começa a sair com o advogado quando Pilar aparece. A irmã diz-lhe que só a quer avisar que os preços dos eucaliptos se vão manter inalterados. Sofia fica espantada e Pilar acrescenta que lhe deseja boa sorte em tribunal. Vicente também fica admirado com a mudança.
Olívia rouba dinheiro da caixa do restaurante da mãe e, sob a incerteza de Luís, diz-lhe que precisa mesmo de descobrir quem é o seu pai. Vicente presta o seu depoimento, em tribunal, alegando que Sofia não tinha motivos para traficar droga, sabendo que ia receber o valor da herança em breve. A empresária olha-o, sentindo-se grata pela defesa.
Gonçalo está sentado no corredor do tribunal, quando Vicente sai. Ele pergunta-lhe como correu e insinua que Vicente não está a ser capaz de ajudar Sofia na empresa devido à proposta de Pilar. O vilão responde que a proposta foi revogada e comenta que Sofia não é nenhuma incompetente. O equitador irrita-se, mas é chamado a entrar na audiência.
O advogado da acusação questiona Gonçalo quanto à envolvência com Sofia na fábrica e do porquê do seu despedimento. Ele afirma que Sofia é uma pessoa íntegra, que jamais se envolveria em atividades ilícitas e que o seu afastamento foi pessoal e nada teve a ver com a sua profissionalidade. Sofia fica sentida. Nando não conseguiu dormir por tanto pensar em Lucília sozinha de férias. Pedro comenta que se ele ainda ama a mulher, devia ser capaz de fazer de tudo para não a perder.
Teresinha começa por prestar o seu depoimento calmamente, contando como Sofia a salvou de uma vida miserável e sempre a apoiou, mas mediante as insinuações do advogado de acusação, a jovem perde a cabeça e começa a insultar toda a gente, dizendo que não vai deixar que incriminem a madrinha. O juiz chama a segurança para remover Teresinha da sala e anuncia uma pausa na audiência. Sofia fica apreensiva.
O resumo do episódio está sujeito a mudanças em função da edição da novela.
Recorde o episódio anterior de A Herança
Texto e fotos: SIC
Siga a Revista Maria no Instagram