Lifestyle

Cuidados diários: Entenda a frequência ideal para fazer xixi

25 Dezembro, 2023

Sabe quantas vezes deve fazer xixi por dia?, sanita, wc, casa de banho

Existe um número certo para as idas ao wc? Sim. Especialista revela quantas vezes deverá fazer xixi por dia, bem como o truque para descobrir se urina de forma saudável.

Já deu por si a pensar quantas vezes deve ir à casa de banho fazer xixi? Se não o fez, devia. Na verdade, este é um barómetro muito importante da saúde em geral. Existe mesmo, um número certo para a quantidade de vezes que deve urinar. Isto de acordo com uma especialista.

Para ler depois
Estes 3 alimentos saudáveis deixam a barriga inchada
Tem barriga inchada com frequência e não consegue encontrar o motivo? A culpa pode ser dos alimentos que está a ingerir e, alguns deles, saudáveis. Ora veja. (… continue a ler aqui)

Uma fisioterapeuta do pavimento pélvico deu a conhecer o número de vezes que cada pessoa deverá ir à casa de banho e a forma mais saudável de esvaziar a bexiga. A primeira ideia a ter em mente é que aguentar a urina durante muito tempo poderá fazer com que os músculos da bexiga acabem por ficar mais fracos. Sendo que também aumenta a probabilidade de vir a sofrer de incontinência ou de conseguir esvaziar a bexiga na sua totalidade. Se tem por hábito aguentar o xixi durante períodos muito longos, fique a saber que poderá estar a provocar infeções do trato urinário devido ao acumular de bactérias.

Fazer xixi “a cada duas ou três horas é considerado normal”

Quem revelou tudo isto foi Georgia, uma especialista que trabalha para a BIEN Australia, uma marca de bem-estar do pavimento pélvico. “Esvaziar a bexiga a cada duas ou três horas é considerado normal”, começa por dizer em declarações citadas pelo LadBible. “Se aguenta por períodos de tempo mais longos ou se vai ao wc em momentos mais curtos do que isto, é algo que poderá levar à disfunção do pavimento pélvico”, explica. E será que existe uma forma de perceber quando é que estamos perante uma forma de urinar saudável? “O que se deseja é que, quando esvazia a bexiga, o fluxo – que deverá ser contínuo – dure oito a dez segundos e que no final sinta que esvaziou por completo

Texto: Bruno Seruca; Foto: Giorgio Trovato on Unsplash

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0