Saúde e Bem-Estar

Enxaqueca, acidente vascular cerebral, Alzheimer…: Mulheres sofrem mais!

11 Janeiro, 2024

Enxaqueca, acidente vascular cerebral, Alzheimer...: Mulheres sofrem mais!

Mais de metade das mulheres desenvolverá uma doença neurológica durante a vida. Um facto, sem dúvida, que nos deve levar a refletir.

Mais de metade das mulheres desenvolverá uma doença neurológica durante a vida. Um facto, sem dúvida, que nos deve levar a refletir. Se olharmos para os dados, tudo parece indicar que elas são as mais sacrificadas: sofrem AVC’s mais frequentes, mais graves e com pior prognóstico.

Leia ainda: Todo o final de Queridos Papás: Casamentos, prisão e bebés

Além disso, 80% das pessoas que sofrem de enxaqueca são mulheres, dois em cada três pacientes diagnosticados com doença de Alzheimer são também mulheres, a insónia afeta até 40% das mulheres com mais de 65 anos e a esclerose múltipla é três vezes mais comum no sexo feminino do que nos homens e também ocorre durante a idade fértil. Levando tudo isso em conta, os dados apenas confirmam evidências: as doenças neurológicas estão intimamente ligadas às mulheres. “Nós sofremos mais por causa das hormonas. Pode haver pequenas diferenças anatómicas, como o cérebro feminino pesar um pouco menos que o cérebro masculino, mas também é verdade que as mulheres pesam menos que os homens. O número de neurónios com os quais existem conexões neuronais é o mesmo. Mas a influência do estrogénio e da progesterona faz com que algumas áreas se desenvolvam, mais cedo ou mais tarde”, conta a médica Susana Arias, ao site espanhol Hola.

capa maria 2358

Outros destaques desta edição da Maria

Todo o final de Queridos Papás: Casamentos, prisão e bebés
Papel Principal: Paulo fica com os bens de Aurora
Vasco Palmeirim quer estar mais tempo com os filhos
Como saber se ele é mulherengo
Truques para controlar a fome nos dias frios

Tudo isto e muito mais na sua Maria, já nas bancas

Siga a Revista Maria no Instagram

partilhar | 0 | 0